TCE-MT
Distribuído junto a panfletos orientativos, o laço verde, símbolo da campanha Setembro Verde, chamou a atenção para a conscientização da importância da doação de órgãos no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). A ação foi realizada pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT).
Assim, ao longo do mês, a Corte de Contas une esforços ao Ministério da Saúde e a diversas entidades públicas e ONGs para informar a população. O principal objetivo é diminuir a rejeição das famílias à autorização da doação, motivada, principalmente, pelo desconhecimento e pelo curto tempo entre a retirada do órgão e sua implantação.
“Todos os anos trazemos nossos parceiros para motivar os servidores a fazerem essa doação tão importante. Mas é uma coisa que não adianta só querer, tem que expressar e deixar isso bem claro para a família. Então, organizamos este momento para eles se lembrarem e manterem essa atitude”, explicou a coordenadora do Núcleo, Estela Biancardi.
Durante a campanha, profissionais da saúde como a enfermeira na Coordenação Estadual de Transplante, Greice Evaristo Martins, reforçaram a mensagem em todos os setores do TCE-MT. “Só a sociedade pode melhorar a qualidade de vida e salvar essas pessoas. Sem a doação não há como fazer os transplantes”, disse.
Vale ressaltar que não há custos para esta autorização, que oferece a todos nós a oportunidade de salvar a vida de várias pessoas.
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), as filas de espera ainda são longas e o número de doações é inferior à demanda. Em 2018, a lista contava com 32.716 pessoas. Só no primeiro trimestre de 2019, mais 7.974 pacientes entraram para a fila e 806 faleceram enquanto aguardavam a cirurgia.
コメント