TCE-MT
Com recorde de medalhas, a delegação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) volta das Olimpíadas dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (OTC) com a 9ª colocação no ranking geral do evento. O grupo marcou 881 pontos e finalizou a disputa, realizada em Natal (RN), com 9 medalhas de ouro, 5 de prata e 8 de bronze.
As 22 honrarias superam os números das últimas edições, já que em 2019, último encontro antes do período de recesso provocado pela Covid-19, os participantes trouxeram para casa 15 medalhas. Em 2018, foram 17 e, em 2017, ano da primeira participação do TCE-MT nos jogos, foram 10.
Diante disso, o chefe da delegação, conselheiro Sérgio Ricardo, falou sobre o desempenho das equipes e dos reflexos positivos nas rotinas da instituição. "O esporte torna os servidores muito mais unidos e, consequentemente, mais produtivos. Este foi um momento muito importante, participamos com uma delegação grande, e continuaremos em busca de mais títulos nas próximas provas."
O conselheiro também lembrou que a edição de 2023 da OTC acontecerá em Mato Grosso e que a Corte de Contas já se prepara para receber o evento. “Será a Olimpíada do Pantanal, quando o TCE-MT estará comemorando seus 70 anos de existência. Além de incentivar o esporte, fomentaremos a economia de Mato Grosso, movimentando hotéis, pontos turísticos, restaurantes e agências de turismo”, pontuou.
Já o presidente da comissão organizadora em Mato Grosso, Nelson Kawahara, agradeceu a todos os atletas pelo desempenho e comprometimento com a competição. “Cada um teve seu papel nos jogos e isso foi importante para chegarmos a esse resultado excelente. Também agradeço ao presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, pelo apoio incondicional para que pudéssemos chegar a essa pontuação.”
Organizada pela Associação Nacional Olímpica, Recreativa, Cultural e Social dos Tribunais de Contas do Brasil (ANOSTC), esta foi a maior Olimpíada em número de participantes, mais de 1,4 mil, desde o início dos jogos, em 2005. Desde a última edição, a delegação mato-grossense mais do que dobrou e o número de participantes chegou a 70 neste ano, o sexto maior do país.
Vale destacara que Mato Grosso inaugurou as premiações nas Olimpíadas com a primeira medalha de ouro do evento, conquistada por Florence Lima Verde, nos 5 km do atletismo. O estado também encerrou as premiações ao receber as duas últimas medalhas de ouro, entregues ao conselheiro Sérgio Ricardo e o servidor Anthonny, de Arruada, campeões na bocha.
Florence também se destacou entre os atletas da Corte de Contas mato-grossense ao garantir o maior número de medalhas de ouro para o TCE-MT, tendo vencido as provas de atletismo nos 100 metros, 400 metros e corrida rua 5 km “Treino sempre, então isso já faz parte da minha rotina. Por isso considero que fui bempreparada para as Olimpíadas”, comentou.
As disputas reuniram representantes de 27 cortes de contas e do Tribunal de Contas da República do Uruguai distribuídos entre 23 modalidades: basquete, futsal, futebol society, futevôlei, voleibol, vôlei de praia, atletismo, beach tennis, bocha, boliche, corrida, natação, tênis de campo, tênis de mesa, tiro esportivo, pesca, sinuca, poker, dominó, damas, xadrez, truco e pebolim.
A técnica de controle público externo do TCE-MT, Elaine Siqueira, participa pela terceira vez dos jogos, competindo na natação. “Também venho tentando participar das modalidades coletivas e estou aprendendo a gostar. Nosso desempenho tem melhorado a cada ano, devido ao entrosamento com a equipe. Isso reflete muito no dia a dia porque melhora o relacionamento e o esporte melhora a nossa saúde.”
Também é caso do auditor público de controle externo Humberto Farias Júnior, que competiu no tênis de mesa, beach tennis, futebol, vôlei e atletismo. “Começamos de uma forma mais amadora, com poucos atletas e pouco apoio, mas essa participação aumentou muito e consequentemente nosso rendimento melhorou também”, concluiu.
Comments