Por meio da internet João Luiz do Couto leva alegria através de histórias
Assessoria
Diante da realidade pandêmica pela qual estamos passando, com isolamento social e com os meios de lazer e entretenimento sendo diretamente prejudicados, a internet é a maior e melhor ferramenta de diálogo para lidarmos com tudo isso. O ambiente virtual se tornou o principal meio de produção artística, seja ela música, filmes, series, lives e etc. Dessa forma o contador de histórias, ator e escritor João Luiz do Couto teve uma iniciativa pra lá de interessante.
João resolveu contar histórias para difundir a literatura e a cultura do livro no Estado de Mato Grosso. Usando as plataformas digitais levou, com segurança, para dentro dos lares de diversas pessoas o projeto “Itinerância Literária – Contando Histórias nos Quatro Canto de Mato Grosso”, projeto esse contemplado no Edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense.
Para o Contador de Histórias, essa é uma arte muito rica de significados, principalmente diante do momento pelo qual passamos, “Desde os primórdios da humanidade nós contamos histórias, levamos a diante nossa cultura e nosso viver, e a intenção do projeto é essa, levar a diante causos, folclore, contos, alegria, curiosidades, sorrisos. Contar histórias é despertar a imaginação, te imergir dentro de um universo e te transportar para outros lugares. Estamos passando por tanta coisa por conta da COVID-19, que pensei nessa forma simples, mas cheia de significância, de levar um carinho até a casa das pessoas”.
Foram realizadas formações para professores sobre a arte de contar histórias e mediação de leitura, também foram efetuadas cinco lives através do Facebook e também alguns encontros por meio do Google Meet, nas cidades de Pontes e Lacerda, Cotriguaçu, Guarantã do Norte, Matupá e Barra do Garças, mas sendo lives abertas, também contaram com a presença e participação de pessoas do Brasil inteiro. O projeto Itinerância Literária, de João Luiz do Couto é um verdadeiro intercâmbio cultural com rodas de histórias virtuais, propiciando a valorização das histórias de cada localidade e a troca riquíssima de saberes entre Contador de histórias e a comunidade local.
Comments