A rádio é operada pelos estudantes na Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra no município de Barra do Garças(MT)
Fapemat
Estudantes da Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra, no município de Barra do Garças, passaram a contar com uma rádio escolar digital. Produto de inovação desenvolvido no âmbito do Programa de Inovação na Escola (PIE), da Fundação de Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), a rádio tem como objetivo a promoção da socialização e da interdisciplinaridade entre os estudantes, utilizando para isso a comunicação como ferramenta de expressão.
O Programa de Inovação na Escola (PIE) tem como meta amparar a realização de projetos de pesquisa científica e inovação tecnológica a serem executados por professores e alunos de escolas públicas estaduais de Mato Grosso.
Conforme a coordenadora do projeto, professora Marcelle Karyelle Montalvão Gomes, a proposta da rádio escolar vai além de ser um simples meio de transmissão de informações.
“A intenção é que ela se torne um espaço privilegiado para a reflexão sobre o uso da linguagem e para a exploração dos recursos sonoros da comunicação. Isso inclui aspectos tanto das ciências humanas e sociais, quanto das ciências exatas”, explica.
Segundo Marcelle, através desse projeto, os estudantes têm a oportunidade de expressar suas ideias, crenças e ideologias, fomentando uma maior compreensão das igualdades e diferenças e trazendo uma melhor compreensão da vivência em comunidade.
No projeto, os alunos foram capacitados a lidar com os equipamentos de rádio, organizar a programação e, eventualmente, criar conteúdo em formato de podcast para ser publicado em plataformas de mídia digital, como Spotify, YouTube e Deezer.
De acordo com a coordenadora, esses aprendizados ampliaram as habilidades técnicas dos alunos, promovendo experiências educacionais mais ricas, contribuindo para a inovação nas práticas pedagógicas da escola.
Um dos primeiros passos do projeto foi a apresentação da rádio escolar aos alunos, destacando o objetivo e relevância dentro do ambiente escolar. A partir dessa introdução, todos os estudantes tiveram acesso às programações, que foram cuidadosamente organizadas e planejadas. Alguns alunos foram selecionados como bolsistas e treinados para manusear os equipamentos de rádio, aprendendo a organizar a programação, adquirindo assim habilidades práticas que foram além da sala de aula.
“Em uma realidade cada vez mais digital, a rádio escolar se posiciona como um meio inovador de comunicação e aprendizado no processo estudantil, integrando a tecnologia à educação. A iniciativa não só enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também fortalece os laços entre a comunidade escolar. A rádio se torna, assim, uma plataforma dinâmica que promove a interação e a expressão criativa, ampliando as possibilidades de comunicação e aprendizado para os envolvidos”, ressalta Marcelle Montalvão.
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