A ação foi realizada no Centro Regional de Referência em Especialidade e Saúde.
Secom-BG
A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (29), uma palestra de conscientização ao Dia Municipal em Combate à Hanseníase com os pacientes diagnosticados. A ação foi realizada no auditório do Centro Regional de Referência em Especialidade e Saúde (CRRES).
De acordo com o secretário de saúde, Adilson Tavares, o principal objetivo desta ação é passar as principais informações sobre a doença, como sintomas, contágio e diagnóstico precoce. “As pessoas ainda têm um grande preconceito sobre a Hanseníase, e muitos deixam de procurar uma Unidade Básica de Saúde e quando ela procura já está em grau II e pode ter sequelas” disse.
O médico responsável pelo programa de Hanseníase, Wendel Lacerda, explica que reuniões assim são importantes para desmistificar o preconceito com a doença. “O paciente é o melhor multiplicador de informações, nada melhor que ele mesmo colocar suas experiências pessoais com o tratamento e ver que não é nem um bicho de sete cabeças”, disse o médico.
A Hanseníase é uma doença infecciosa que possui cura, e na presença de sintomas deve-se procurar uma Unidade Básica de Saúde. Os principais sintomas são: dor inexplicável nas articulações, manchas brancas ou avermelhadas, podendo ter formigamento ou não.
Ao final do evento foi realizada a entrega de um kit de autocuidado para os pacientes contendo um colírio ocular, um hidratante e um protetor solar.
Comments