A iniciativa da Secretaria de Agricultura Familiar tinha como objetivo a valorização dos pequenos produtores rurais
Secom-BG
A Prefeitura de Barra do Garças por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com a Secretaria de Estado Agricultura Familiar e a Empaer, promoveram durante a 38º Expoleste a Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (FEAFTUR). Cerca de 48 produtores de Barra do Garças e outros municpios participaram dessa ação durante os dias 13 a 17 setembro.
A feira contou com estandes de exposição de produtos oriundos da agricultura familiar, mostra de artesanato, agroindústria e um estande de turismo rural, visando fortalecer esses setores.
Essa é a primeira vez que a feira é realizada em Barra do Garças, e o secretário de Desenvolvimento Rural destacou a importância dessa ação para o fomento da agricultura familiar. “Por muitos anos os pequenos produtores do município ficaram desassistidos. Atualmente o município fornece equipamentos, maquinários e assistência técnica para auxiliar esses produtores, e ações como a FEAFTUR contribuem para o fortalecimento da agricultura familiar”, disse.
Claudirene Cunha, moradora do bairro Recanto das Acácias, foi uma das expositoras durante o evento. Sua família produz chips de mandioca e os distribui para mercados e outros estabelecimentos da cidade. "Meu marido é o empreendedor da família, ele iniciou o negócio 'Império Dourado', e hoje eu trabalho com ele. Nós produzimos chips com mandioca in natura, temos variedades de sabores. A feira tem sido uma excelente oportunidade de apresentar nosso trabalho, fazer networking e trocar experiências com outros produtores", declarou.
Matheus Alves de Souza também participou da feira expondo os produtos que sua família produz no sítio Rosa de Saron, no Assentamento Serra Verde. "Nós produzimos mel, açafrão e diversos outros produtos do Baru, como a paçoca e a polpa. A feira é importante para as pessoas conhecerem nosso trabalho e entenderem a importância da agricultura familiar, já que boa parte dos alimentos que chegam à mesa da população vem da agricultura familiar", afirmou.
De acordo com o Secretário José Bispo, a expectativa é realizar uma feira ainda maior no próximo ano. "Esta foi a primeira vez que promovemos essa ação. No ano que vem, com mais experiência, queremos convidar mais expositores e oferecer uma estrutura ainda melhor", pontuou.
Comments