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Obras começam e contorno da Grande Barra fica pronto em setembro, prevê Wellington

Concluída, anel viário vai retirar tráfego mais intenso de veículos pesados do perímetro urbano de três cidades na divisa de Mato Grosso e Goiás

Assessoria


Foto: Divulgação

Uma das obras mais aguardadas pela população das cidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, e de Aragarças, em Goiás, foi retomada nesta segunda-feira, 13. A informação foi dada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) ao receber comunicado do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Terrestres (DNIT), Volnei Vieira de Freitas, e anunciada durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura convocada para discutir a concessão da BR-163.


“O lado de Mato Grosso já está mobilizado também, e a nossa expectativa é exatamente de que consigamos ter concluído o anel viário de Barra do Garças até o mês de setembro, no aniversário da cidade. Essa é a nossa expectativa” – disse o senador, que preside a Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura do Congresso Nacional.


Uma vez concluído, o Contorno de Barra do Garças vai interligar as rodovias federais BR-070, BR-158 e a rodovia estadual MT-100, na divisa de Mato Grosso com o estado de Goiás. O projeto inclui duas pontes: uma sobre o rio Araguaia e outra sobre o rio Garças, que já estão concluídas. No total, o trecho soma cerca de 16 quilômetros, sendo 10 quilômetros em território mato-grossense e seis quilômetros em Goiás.


Um dos pontos positivos do empreendimento é a retirada do tráfego mais intenso de veículos pesados do perímetro urbano de Barra do Garças, e também dos municípios Pontal do Araguaia e Aragarças, em Goiás. A obra traz benefícios para a população destas cidades, além de melhorar o escoamento da produção. “Então, agora é a conclusão realmente das obras do lado de Mato Grosso e também toda a parte de terraplanagem e asfalto do lado de Goiás” – explicou.


Durante a audiência pública, Fagundes pediu o total empenho da diretoria do DNIT para que a obra avance rapidamente. Ele lembrou que existe uma expectativa muito grande quanto a obra, visto que o movimento de carretas aumentou demasiadamente dentro das três cidades. “Imagine que aquilo foi bom no passado, mas hoje é uma situação infernal esse trânsito passando pelo centro, causando acidentes e tudo” - salientou.


Ponte do Lourencinho


Wellington Fagundes também cobrou agilidade das autoridades governamentais para solução do tráfego no trecho final da duplicação da BR-364, em Rondonópolis, entre o Trevão e a ponte do Córrego Lourencinho. Nesse local, os acidentes se tornaram frequentes. No fim da duplicação, para quem segue de Rondonópolis a Pedra Preta a pista afunila bruscamente, se transformando em mão única justamente sobre a ponte.


Fagundes informou que tem dialogado com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado e já recebeu o compromisso da secretária Mônica Lazaretti para agilizar o licenciamento da obra da nova ponte sobre o rio.

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