Concluída, anel viário vai retirar tráfego mais intenso de veículos pesados do perímetro urbano de três cidades na divisa de Mato Grosso e Goiás
Assessoria
Uma das obras mais aguardadas pela população das cidades de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, e de Aragarças, em Goiás, foi retomada nesta segunda-feira, 13. A informação foi dada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) ao receber comunicado do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Terrestres (DNIT), Volnei Vieira de Freitas, e anunciada durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura convocada para discutir a concessão da BR-163.
“O lado de Mato Grosso já está mobilizado também, e a nossa expectativa é exatamente de que consigamos ter concluído o anel viário de Barra do Garças até o mês de setembro, no aniversário da cidade. Essa é a nossa expectativa” – disse o senador, que preside a Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura do Congresso Nacional.
Uma vez concluído, o Contorno de Barra do Garças vai interligar as rodovias federais BR-070, BR-158 e a rodovia estadual MT-100, na divisa de Mato Grosso com o estado de Goiás. O projeto inclui duas pontes: uma sobre o rio Araguaia e outra sobre o rio Garças, que já estão concluídas. No total, o trecho soma cerca de 16 quilômetros, sendo 10 quilômetros em território mato-grossense e seis quilômetros em Goiás.
Um dos pontos positivos do empreendimento é a retirada do tráfego mais intenso de veículos pesados do perímetro urbano de Barra do Garças, e também dos municípios Pontal do Araguaia e Aragarças, em Goiás. A obra traz benefícios para a população destas cidades, além de melhorar o escoamento da produção. “Então, agora é a conclusão realmente das obras do lado de Mato Grosso e também toda a parte de terraplanagem e asfalto do lado de Goiás” – explicou.
Durante a audiência pública, Fagundes pediu o total empenho da diretoria do DNIT para que a obra avance rapidamente. Ele lembrou que existe uma expectativa muito grande quanto a obra, visto que o movimento de carretas aumentou demasiadamente dentro das três cidades. “Imagine que aquilo foi bom no passado, mas hoje é uma situação infernal esse trânsito passando pelo centro, causando acidentes e tudo” - salientou.
Ponte do Lourencinho
Wellington Fagundes também cobrou agilidade das autoridades governamentais para solução do tráfego no trecho final da duplicação da BR-364, em Rondonópolis, entre o Trevão e a ponte do Córrego Lourencinho. Nesse local, os acidentes se tornaram frequentes. No fim da duplicação, para quem segue de Rondonópolis a Pedra Preta a pista afunila bruscamente, se transformando em mão única justamente sobre a ponte.
Fagundes informou que tem dialogado com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado e já recebeu o compromisso da secretária Mônica Lazaretti para agilizar o licenciamento da obra da nova ponte sobre o rio.
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