TCE-MT
Artesanato, livros, discos, cosméticos naturais, frutas e verduras estão entre os produtos disponíveis nas feiras orgânica e sustentável promovidas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). As exposições deram continuidade à programação desenvolvida pelo Comitê Ambiental (Comam) para o mês do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Executiva de Gestão de Pessoa, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT).
A feira sustentável foi realizada nos dias 8 e 9. Já a orgânica, aconteceu pela primeira vez em 1° de junho e se repetirá todas às quartas-feiras ao longo do mês.
As ações do mês do Meio Ambiente, que tiveram início no dia 31 de maio, se estendem até 30 de junho e contam ainda com distribuição de mudas de árvores, exposição ambiental e lançamento da Cartilha do Meio Ambiente, que será distribuída no TCE-MT e depois circulará por escolas públicas e privadas da Capital.
O presidente do Comam, conselheiro Sérgio Ricardo, destacou que as ações têm como objetivo disseminar o conceito dos 5 Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar e responsabilizar.
Neste contexto, além de incentivar a produção sustentável e alternativa local, a feira amplia o contato dos servidores com estas questões e incentiva o consumo consciente, uma vez que oferece uma série de produtos feitos de maneira limpa e advindos da reutilização de materiais.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho. Sendo assim, sua institucionalização ao longo do mês pela Corte de Contas visa estimular o debate permanente sobre sustentabilidade e cidadania.
Kommentare