top of page
tribunadoaraguaia

Em alusão ao Dia do Servidor, TCE-MT promove palestra sobre comunicação não-violenta

TCE-MT


Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

Servidores e colaboradores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e do Ministério Público de Contas (MPC) participaram da palestra “Comunicação Não-Violenta e Relacionamentos Interpessoais” nesta quinta-feira (27). Parte das comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro, o encontro foi realizado na Escola Superior de Contas e abordou questões como os benefícios de diálogos colaborativos em conversas difíceis e na gestão de conflitos.

Representando o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, o vice-presidente do órgão, conselheiro Valter Albano, parabenizou os servidores da Corte de Contas e falou sobre a relevância da iniciativa. “É um importante capítulo para a convivência social e institucional. Por isso trouxe um exemplo de comunicação em que é possível ser objetivo utilizando as palavras certas, sem causar impacto negativo.”

A ação, proposta pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento comportamental e o relacionamento interpessoal dos servidores e colaboradores de todas as unidades do Tribunal de Contas e do MPC. Vale destacar que a palestra atende a uma demanda dos próprios servidores, constatada por meio de pesquisa.

É o que explica o titular da Pasta, Eneias Viegas. “Saindo da pandemia, a nossa comunicação mudou um pouco. Há novas ferramentas virtuais que, ao mesmo tempo que facilitam nossa vida, podem trazer alguns problemas. É importante para o público interno do Tribunal, mas também para a relação dos servidores com os jurisdicionados e com a sociedade”, disse.

À frente do debate, a mestre em gestão econômica de indústrias de rede pela Universidade Paris-Sud 11 (Paris, França), Juliana Sardinha, explicou que a proposta diz respeito a uma troca de entendimentos como forma de ampliar as possibilidades de compreender e ser compreendido, estabelecer diálogos, criar relações de confiança, melhor relações de pares e subordinados.

“A comunicação não-violenta se define como uma prática, não como uma técnica. Por isso precisamos ir nos exercitando até atingir desafios maiores. A comunicação faz parte de todas as relações humanas, seja no trabalho ou em casa, então pensar sobre ela é sempre estar cuidando dos relacionamentos, que são construções que a gente faz”, destacou a palestrante.

Para a servidora Vanda Reis, ações como esta trazem impacto positivo para as rotinas dentro e fora do trabalho. “Isso nos ajuda a melhorar sempre. Há várias formas de se proceder sem gerar conflito, então a palestra vai nos enriquecer como profissionais e como seres humanos. Quando você trata as pessoas gentilmente, elas também vão te tratar gentilmente, é recíproco.”

Também participaram do encontro os conselheiros Waldir Teis, Sérgio Ricardo e Guilherme Antonio Maluf, além do procurador-geral do MPC, Alisson Carvalho de Alencar.

2 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page