Ascom/ Turismo
Hoje é o dia do ET e nós temos uma notícia muito bacana e importante para a cidade de Barra do Garças. Chega mais, que nós vamos contar essa novidade que promete movimentar o turismo ufológico, místico e esotérico da nossa região.
A Secretaria Municipal de Turismo de Barra do Garças, da gestão 2021-2024 do Prefeito Dr. Adilson Macedo, coordenada pela Secretária Jessika Hirata, desde o primeiro mês tem trabalho em articulações chave para a retomada do turismo. E agora como novo projeto, e aproveitando que hoje (11) é o dia do ET, anuncia a revitalização do DISCOPORTO.
Você sabia que em Barra do Garças existe um aeroporto para discovoadores? Isso mesmo o primeiro discoporto do Brasil e do mundo está aqui. No ano de 1995, a partir de uma ideia do ex-vereador, Valdon Varjão, já falecido, foi sancionada em uma votação unanime da Câmara do Vereadores de Barra, uma lei municipal para a criação de um aeroporto para discovoadores, com uma área de aproximadamente 2,2 mil metros, localizado dentro do Parque Estadual da Serra Azul.
O discoporto é feito de uma estrutura de ferro e sucata, pintado com tinta acrílica, e que apesar de simples atraiu a vinda de muitos turistas de toda parte do mundo. Na época de sua criação em 1995, o ex-vereador Valdon Varjão contou com a colaboração do jornalista e artista plástico Genito Santos para executar o projeto. Genito Santos, que também é guia de turismo, relata que já conduziu centenas de pessoas que vieram para a cidade motivadas pela ideia de conhecer o discoporto e com sorte avistar alguma atividade ufológica.
O turismo ufológico é acima de tudo uma atividade que mexe com a imaginação das pessoas, comenta Genito, ‘’ Elas são movidas pela vontade de conhecer o novo, vivenciar experiências inusitadas, e claro, ter muitas histórias para contar no retorno e é isso que nós quisemos criar aqui. Um lugar único.’’
A ideia de ter o discoporto na cidade de Barra do Garças não foi ao acaso, esse município é historicamente conhecido por ser localizado em uma região cercada de lendas, relatos e acontecimentos de experiências mística e esotéricas. Valdon Varjão, um homem a frente de sua época, enxergou nessa ideia da criação do discoporto a possibilidade de desenvolver esse tipo de atividade turística, o que faria com que as pessoas ao chegarem aqui também olhassem para os outros muitos atrativos da cidade como as praias, cachoeiras, águas termais, o que naturalmente movimentaria muito a economia local e regional.
Hoje como parte do projeto de retomada do turismo, a Secretária Jessika Hirata, viabilizou uma parceria com o setor privado em nome de alguns empresários da cidade para a revitalização de toda a área do discoporto. As estruturas do painel e nave serão trocadas, existe também a necessidade de instalação do sistema de energia para iluminar o parque, novos elementos serão incluídos na decoração e paisagismo do local, tudo pensado para proporcionar uma experiência mais agradável aos visitantes. Essa é mais uma ação #SecturBg e #Gestãoquetrabalha.
Bình luận