Assessoria/Secom-BG
A Secretaria Municipal de Saúde informa a população que neste fim de ano o município tem enfrentado um surto de gripe e dengue, causando a lotação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A UPA de Barra do Garças, funciona com uma média de três a quatro médicos diariamente, por 24 horas, atendendo pacientes de toda a região e por isso o prazo de espera pode ser maior do que o habitual.
Só nesta terça-feira (21/12), cerca de 185 pacientes foram atendidos em menos de 12 horas, e destes cerca de 60% eram de pouca ou nenhuma urgência, onde poderiam ter realizado o atendimento médico através das UBS’s.
Na UPA a gravidade do risco, e a ordem de chegada, determinam a rapidez com que o paciente será atendido, por isso todas as Unidades de Pronto Atendimento do país, utilizam o Protocolo de Manchester, para classificar os pacientes e garantir um atendimento eficiente em serviços de saúde.
Os pacientes passarão pela triagem com um profissional de enfermagem, que a partir dos sintomas descritos pelo paciente e os sinais apresentados no exame físico, a pessoa avaliada será classificada da seguinte forma:
- Vermelho (emergência): O paciente necessita de atendimento imediato;
- Laranja (muito urgente): O paciente necessita de atendimento praticamente imediato, em cerca de 10 minutos;
- Amarelo (urgente): O paciente necessita de atendimento rápido, mas pode aguardar por até 50 minutos;
- Verde (pouco urgente): O paciente pode aguardar atendimento por até 2 horas ou ser encaminhado para outros serviços de saúde;
- Azul (não urgente): O paciente pode aguardar atendimento por até 4 horas ou ser encaminhado para outros serviços de saúde.
Em Barra do Garças o tempo da média de espera é inferior à média nacional, ou seja, pacientes com pouca urgência recebem o atendimento no prazo menor que o estabelecido pela tabela Manchester. A Secretaria de Saúde também ressalta para que antes de buscarem a UPA, os pacientes com pouca ou nenhuma urgência procurem as UBS’s, ou a Policlínica do bairro São José e a UBS Santo Antônio III, que funcionam com horário estendido.
Somente em casos de emergência ou quando porventura as UBS’s não estejam realizando atendimentos ao público (feriados e afins), os pacientes devem buscar por atendimento médico nas Unidades de Pronto Atendimento.
Comments