O projeto mistura literatura, artes visuais e encanta crianças da rede pública municipal de Barra do Garças
Assessoria
A Associação Ciranda de Barra do Garças realizou um projeto que mistura literatura e artes visuais, com cerca de 90 crianças da rede pública municipal, do 5° ano matutino e vespertino da escola Helena Esteves. O projeto tem o objetivo de ampliar o desenvolvimento do pensamento artístico, a sensibilidade, a percepção e a imaginação do educando, fazendo com que ele entenda a arte como um mecanismo de humanização da realidade.
O projeto é inspirado no livro “Beni o inventador de mundos”, do escritor, dramaturgo e ator João Luiz do Couto, autor de outras 13 obras literárias, e que já viajou o Brasil contando histórias, dirigindo e atuando em produções teatrais premiadas, contando também com a participação do artista plástico, educador e ilustrador do livro, Emol, conhecido internacionalmente por seus trabalhos, principalmente no grafite, e do renomado artista plástico, com trabalhos premiados no Brasil e fora dele, Dupé.
Selecionado pelo Edital MT Nascentes por intermédio da Secel-MT, contemplada através da Lei Aldir Blanc do Estado de Mato Grosso, o projeto teve que se adaptar à realidade da pandemia do COVID-19. Diante das escolas fechadas e com aulas remotas, infelizmente não foi possível realizar um encontro presencial entre os artistas e as crianças.
Diante dessa realidade, a coordenadora pedagógica, Lorena Muria e sua equipe decidiram desenvolver as atividades de forma remota. Os materiais foram entregues aos professores e coordenadores da escola Helena Esteves, que farão distribuição entre os estudantes, as oficinas de ilustração dos artistas Emol e Dupé, foram gravadas para serem apresentadas às crianças participantes do projeto, e para finalizar o projeto o escritor João Luiz do Couto terá um encontro virtual com as crianças participantes.
A presidente da Associação Ciranda, Juliane Coelho, conta que a ideia inicial era fazer uma tarde de autógrafos, um encontro e conversa com o autor do livro Beni e na sequência, oficinas com dois grandes artistas plásticos, onde as crianças iriam ter uma experiencia incrível de desenho e ilustração, “Infelizmente não conseguimos estar ali pertinho dos estudantes, mas isso não seria impedimento para desenvolvermos uma atividade extracurricular de qualidade e cheia de aprendizado a essas crianças da rede pública municipal de Barra do Garças”.
Commentaires